quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Essência

“Nunca é tarde para mudar”, crescemos a ouvir esta frase vezes e vezes sem conta sobre tudo, principalmente sobre nós. É possível mudar mas até que ponto esta mudança é real? Mudamos o nosso aspecto com o tempo, pouco é preciso fazer sobre isso, mudamos a nossa opinião consoante adquirimos conhecimento ou experiência, mudamos em tantos aspectos só pelo facto do tempo passar por nós, mas fica a dúvida: será que podemos mudar a nossa essência?
Será que uma pessoa só por fazer meditação mudou de uma pessoa agressiva para calma, ou usa a meditação para “segurar” a agressividade que existe dentro de si mesma? Não pode dizer que mudou, só arranjou uma solução para o seu “problema”.
Podemos até mudar certos aspectos mas a dúvida continua: será que podemos fugir da nossa essência ou só aprendemos a camuflar o nosso verdadeiro Eu? Penso que é impossível mudar quem realmente somos, esse tipo de transformação não existe por vontade própria, digo isto desta forma porque pode existir uma força exterior a nós que nos faça mudar, um trauma, sim, normalmente são os traumas que nos mudam e esses não acontecem porque nós queremos, tal como essa mudança em nós não é algo consciente e sim uma consequência da vivência.
Por isso, quando acharem que alguém mudou, a maioria das vezes é pura mentira, se a conheceram realmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário