domingo, 3 de fevereiro de 2019

Antes de comentares...

Não tenho qualquer vontade de falar deste assunto, a crise que a comunicação social ou o jornalismo passam, se é que é uma crise. Normalmente quando vejo notícias brinco com a situação, costumo dizer, “anda ver vidas mais miseráveis que a nossa” e é nisto que se baseia.
Uma introspecção sobre o quanto a minha vida é maravilhosa perante a vida dos demais, claro, existem vidas muito melhores que a minha mas essas não têm qualquer interesse e se tiver que pronunciar a palavra “coitadinho” será em voz baixa para que não seja ouvido.
Eu sei, não era isto que contavas, pensavas que ia falar sobre os erros de linguagem, as notícias sem noção que contam e as falsas notícias que só nos levam ao engano, mas não irei falar dessas até porque, se fosse a falar, teria que falar sobre a manipulação que nos impõem, o controlo dos media no nosso dia-a-dia e a forma como eles podem influenciar de forma negativa a opinião das pessoas.
Existe toda uma desinformação hoje em dia em tantos assuntos que ganharás mais se estiveres com a televisão desligada, mas uma coisa é certa, e para mim é clara, o mundo não está pior, para mim não existe mais criminalidade, nem guerras, nem porra nenhuma, o que existe é uma maior capacidade de comunicação, existe toda uma globalização onde um acontecimento, seja em que parte do mundo for, chegará a nós no mesmo dia. Por outro lado existem os chamados “clickbait” que nada mais são que formas chamativas de tornar a notícia apelativa, mesmo que falsa.
Hoje em dia a maioria de nós tem acesso à internet, gostaria de pedir algo tão simples quanto isto, quando ouvires ou leres algo, antes de comentares, pesquisa para saber a verdade e não cries mais ondas do que aquelas que já existem.

Sem comentários:

Enviar um comentário